quarta-feira, 15 de junho de 2016

Autoridade Paterna

"Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor" (Efésios 6.4)

Criar os filhos nunca foi fácil, ao longo da história o homem teve esse desafio e ao mesmo tempo essa responsabilidade. E o que mas mim preocupa é o aumento da frase: "não seio mais o que fazer", isso mostra o quanto muitos tem falhado em sua tarefa de pai. Nesta pequena introdução sobre esse tema, desejamos que você compreenda as causas, as soluções e aplique em sua vida.

Nunca foi tão discutido sobre o assunto em todo o mundo, como nos dias de hoje. Diversos profissionais estudam sobre o mesmo e a cada dia que se passa, parece que caminhamos para longe de uma solução que nos traga resultados satisfatórios. Assim como o aumento da discussão sobre a criação dos filhos tem aumentado, o desrespeito ao pais, aos familiares, aos  professores etc, a desvalorização dos valores morais e espirituais tem crescido sem parar por parte dos filho. Mas, o que tem causado essa onda devastadora? Devemos lembrar que a família é a base para a formação dos filhos, e muitos pais não tem encarado seu verdadeiro papel, a ausências dos pais no dia a dia resulta na ausência de limites, " a responsabilidade por um filho não se limita a mantê-lo alimentado, vestido e abrigado. Os pais, que estão cientes de suas obrigações, sabem que uma criança sem limites éticos, cabíveis e lógicos, não é realmente livre e, muito menos, feliz."¹

A falta de regras dentro das famílias, da à sensação de que se pode tudo. Para que a família tenha um relacionamento saudável é preciso que os pais apliquem a disciplina com amor e autoridade, alguns pais usam gritos para mostra autoridade ao filhos e assim ganhar seu respeito, mas os gritos só trás uma falsa impressão de autoridade para os pais, ao invés de passar autoridade, eles passam desespero, ira, frustração e descontrole. Os pais tem que mostra ao seus filhos que sua ordens são superiores, melhores e responsáveis, dessa forma os filhos respeitaram a sua autoridade. Outro problema é com a disciplina, os pais devem lembra que, "O propósito da disciplina é auxiliar no crescimento de seus filhos, e não exasperá-los ou provocar-lhes a ira, ou até mesmo desencorajá-los [...]  Mas a frustração e a ira não devem ser motivo de disciplina." ²

Os pais precisam ser humildes, bondosos e pacientes na criação de seus filhos, sempre ensinando o caminho  certo. O caráter dos pais reflete, e muito nos filhos, por isso o pai e a mãe precisam estar em concordância e ter a mesma conduta e opinião sobre a disciplina aplicada aos filhos, evitando a correção do cônjuge na frente dos filhos (quando se trata do próprio filho), para que a criança não tenha um entendimento de impunidade e/ou de injustiça. A conversa entre pais e filhos devem ser contante em todo percurso da vida, e em tudo os pais tem que mostra exemplos.

Essa tarefa se torna mais fácil quando é baseada nos princípios bíblico, pois Deus é o Criador da família. Só ele tem os melhores concelhos para a família, e sua palavra esta cheia destes conselhos, por isso o apóstolo Paulo diz: "...Criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor". Por isso não poderíamos comentar sobre esse e outros assuntos sem base bíblica! Se você quer criar seus filhos da melhor maneira possível, use como base a palavra de Deus.

Graça e paz a todos

¹Lições Bíblicas: jovens e adultos, 2° trism de 2004, CPAD.
²Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p 1655.

*Contribua fazendo seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário